Vaja Como Comecei no Marketing Digital

CLIQUE AQUI

E-mail Marketing: o que é e como ter resultados?

em 18 de agosto de 2021

Clique aqui e pegue seu ebook gratis

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que é e-mail marketing? Vamos falar um pouquinho mais sobre essa técnica, sobre esse canal de comunicação que muita gente ainda acha que é antigo, mas na verdade tem muita utilidade.

Eu prometo que você vai sair daqui com informações que você não tinha, que você não imaginava e no final vamos falar de uma ferramenta para você economizar no seu custo com e-mail marketing.

Sem exageros, em vez de economia, vamos entender isso uma vez por todas sobre o e-mail marketing.

O que é o e-mail marketing e qual sua importância?

A primeira coisa que a gente tem que entender aqui é que eu estou falando do e-mail marketing como mídia proprietária. O que eu quero dizer com isso? Que é a sua comunicação base com seus clientes.

Não estou falando aqui de spam, de gente comprar lista. Mas sim ter acesso a uma base de contatos que você mesmo construiu.

Esse meio de conseguir lista de e-mail  pode até ter algum tipo de resultado em algum lugar, mas eu vou te falar aqui do trabalho que começa de formiguinha.

Dessa forma, você consegue os e-mails de contato de cada um dos clientes que você vai atender no seu estabelecimento físico ou das pessoas que compram seu produto através do e-commerce.

E aí você constrói uma base para você começar a gerar um relacionamento. Para você ter uma ideia, a taxa de entrega média de um conteúdo no Facebook em 2021 é de dois por cento. Ou seja, se você ter uma base de 100 seguidores no Facebook, se você fizer um post, 2 pessoas apenas vão ver o teu post.

Mas se você tiver uma base de 100 e-mails de pessoas que te conhecem e que seguiram, são sua base e você mandar para as 100, 40 vão abrir o e-mail.

Então, olha a diferença da entrega orgânica e isso é muito interessante de falar porque teve muita gente que enterrou o e-mail marketing como estratégia ultrapassada a muito tempo e passou olhar só para as redes sociais.

Tudo bem, às vezes vocês tiveram um período bom de entrega orgânica, mas a partir do momento que o algoritmo entrou em cena e começou a diminuir essa entregam a estratégia do e-mail marketing voltou a crescer.

É muito importante que a gente olhe para isso de maneira racional que a gente consiga fazer essas comparações.

Eu quero falar também que o e-mail marketing especialmente para quem atua com web Business to Business, empresas que atendem outras empresas, ele tem o valor mais importante ainda, porque mesmo as melhores segmentações nas redes sociais não vão ser tão direcionadas quanto a você ter um e-mail da pessoa que compra.

Então nas estratégias de marketing, não tem como descartar o e-mail como estratégia. É mais um valor importante as redes sociais hoje aceitam o que eles chamam das listas personalizadas onde você pode pegar a lista de e-mail dos seus clientes, subir para as redes sociais e fazer também anúncios direcionados para essas pessoas.

E aí eu separei agora algumas características do e-mail marketing para você levar em consideração.

Quais as características do e-mail marketing?

Primeiro há mais de 10 anos é citado como uma das melhores ferramentas de marketing digital.

Se você for comparar o retorno, quais são as estratégias que realmente estão contribuindo para os resultados, pode levantar os números, o e-mail sempre está presente nos principais. Depois é a ferramenta que tem o melhor ROI, ou seja, retorno sobre investimento.

Porque o custo dos disparos de e-mail, principalmente com a dica de ferramenta que eu vou te dar lá no final, ele é muito baixo para o potencial retorno que você tem. Ele pode até ser limitado em escala porque você no máximo vai atender as pessoas da sua lista.

Mas ao mesmo tempo, você gasta pouco e pode ter um ótimo retorno em relação á esse investimento.

A conversão em 2021 é cerca de 174 por cento maior do que aquela geradas as redes sociais. É quase duas vezes maior. Então é importante você ter uma base aí de comparação.

Se você não sabe muito sobre e-mail marketing dá uma olhada no Youtube sobre o assunto que é muito importante para seu negocio.

Aprenda tudo sobre 3-mail marketing e marketing digital, tudo online, 100% prático, satisfação garantida ou seu dinheiro de volta.

Aqui  eu falei sobre o assunto: porque marketing é uma grande tendência e tem um grande impacto nos negócios e  especialmente por e-mail automatizados e tendem a ter trezentos e vinte por cento mais resultados. É três vezes maior do que as estratégias tradicionais.

Quais são as métricas de e-mail marketing?

Você pode também fazer uma comparação com as média globais para você ter uma ideia. Se elas estão melhores ou piores que os seus números. Se tiverem muito melhor do que os seus números, você tá fazendo alguma coisa errada.

Contudo, se você está indo no caminho certo continua assim então.

A primeira métrica de e-mail marketing é a taxa de entrega. Eu tenho uma lista de 100 e-mails, fiz um disparo e esse e-mail chegou para quantas pessoas? Esse percentual é a taxa de entrega.

Você pode se aperfeiçoar em marketing digital e aprender mais sobre e-mail marketing

Se você tem uma lista sua bem trabalhada, a taxa de entrega tem que ser dos noventa e oito por cento para cima. Lembrando não estou falando de abrirem o e-mail, mas sim do e-mail chegar até a caixa de entrada

Onde que eu vejo a taxa de entrega? Qualquer software de e-mail marketing de mercado vai ter essa comparação e você consegue com ela o retorno dos e-mails e fazer uma analise mais detalhada.

Então qual é o percentual dos e-mail disparados retorna? Lembrando que quando temos o softballs ou hardball soft bons é quando teve um erro temporário, a ferramenta de e-mail marketing vai inclusive  tentar disparar novamente para ver se consegue fazer aquele e-mail chegar. E quando a caixa de mensagens não existe mais ou não foi localizada.

E as ferramentas de e-mail marketing já tem técnicas há muitos anos para saber se o e-mail foi aberto ou não, então a ideia dessa taxa de abertura é medir se as pessoas que receberam, quantas abriram o e-mail.

Média Global: Se você tiver muito abaixo dá uma olhada de novo na tua lista nos assuntos de e-mail que você está elaborando os e-mail. Também a outra métrica é a taxa de clique em proporção aos e-mails entregues.

Uma métrica é saber avaliar a qualidade do conteúdo do e-mail de apresentação visual, essas informações tem que estar chamando atenção da pessoa efetivamente.

Como é que eu posso aumentar e gerar mais impacto com a minha taxa de cliques? Eu preciso colocar mais CTAs (chamadas para ação) convidar a pessoa para clicar e mostrar para ela a vantagem disso.

Caso ela cliquem isso faz com que mais pessoas terão aqui, depois tem a taxa de pessoas que se descrevem do seu e-mail e aí o benchmark Global também tem motor é 0,17 por cento das pessoas que recebe. Um e-mail 0,17 dá um percentual bem pequenininho.

Até porque em geral, se trabalho neuromarketing consumistas de pessoas que te conhece. se a sua taxa de inscrição tiver acima do meio por cento estiver acima de um por cento pior ainda você tá trabalhando com uma lista nas quais as pessoas não te conhecem, onde a gente percebe  as listas próprias um resultado um pouco pior quando você trabalha também com início das antigas.

E aí por último a métrica que eu gosto de trazer é a conversão. Não é só olhar a taxa de abertura não, é olhar quantas pessoas estão fazendo aquilo que você pode no e-mail.

Qual é o teu objetivo? Então também é importante como métrica medir a conversão. Quantas conversões, quantas vendas foram geradas a partir daqueles e-mails?

E se você tiver uma métrica financeira de quanto você gastou também, o CPA o custo por aquisição para cada venda realizada, quanto que você teve que gastar na sua estratégia de meio rede.

Então essas métricas nos ajudam a avaliar melhor os resultados desse trabalho.

Quais as melhores práticas de e-mail marketing?

Agora eu trago também as melhores práticas dentro do e-mail marketing. Alguns truques, algumas dicas práticas para você melhorar seus resultados.

A primeira coisa é a questão do uso de texto. Procure usar no máximo trinta por cento do o seu e-mail com imagens foque no texto. Se você quiser usar fontes maiores, fontes diferentes coloridas, o destaque no fundo, use o HTML para construir as suas mensagens. Hoje a maior parte das ferramentas de e-mail marketing possui essa questão de edição de temas.

Uma outra dica é ficar muito atento a frequência, ao intervalo entre os disparos de e-mail. Isso porque, se você tem uma lista na qual você tá com uma taxa de abertura boa, você começa a gerar conversões. Certamente vai mandar mais, não é mesmo?

Mas se você tá mandando e-mail todos os dias, você vai ver a sua taxa de desinscrição subindo, então um dos pontos que mais geram a resposta negativa, a recusa das pessoas na mensagem é uma frequência muito alta de envios.

E aí você pode me perguntar, mas qual que é a frequência mais legal para eu enviar e-mail para minha lista? É pelo menos de 7 a 10 dias pelo menos.

E agora o importante é você testar e conhecer á tua base. O quanto ela está disposta a receber e-mails. Acho que uma linha de raciocínio importante para frequência é quando você vai ter uma próxima coisa interessante para falar.

Mas o interessante não é porque você tá com vontade de falar, o mais interessante é quando temos realmente um novo assunto interessante com novos conteúdo.

Outra dica é focar na aquela ideia de você ter chamadas para pessoa tomar alguma atitude em relação o e-mail e especialmente a call to Action no final do e-mail quando a pessoa termina de ler.

Qual é a próxima ação que você quer que ela faça? Coloque esse Call to Action também, ali que você consegue medir o teu resultado. E a última dica de melhores práticas: não tratar a sua base de e-mails como única, completa.

Mas quais são os comportamentos incomuns dentro da base? Você pode separar a sua base por gênero porque os produtos masculinos e femininos vão ser diferentes. Além disso, por exemplo, se os serviços que você presta são diferentes do segmento imobiliário do que são com segmento educacional.

Sempre procure um atributo no qual você possa segmentar sua base e claro construir também e-mail segmentados. Você vai ver um aumento na sua taxa de abertura sem precedentes se você fizer isso.

Quais as melhores ferramentas de e-mail marketing?

Por último, quero falar também das ferramentas de e-mail marketing. Quando a gente começa a trabalhar em escala, em volume, é importante conhecer várias ferramentas.

Eu quero dar um toque de que nos últimos dois a três anos as ferramentas de e-mail marketing estão evoluindo para se transformarem em ferramentas de automação.

Para não ficar muito longo nosso post sobre e-mail marketing, convindo a todos que chegou até aqui para fazer uma pesquisa sobre as melhores ferramentas de e-mail marketing e preços.

Tem ferramenta que oferece um plano gratuito com uma quantidade de e-mail por mês para enviar semanal ou mensal. E outras oferece esse mesmo plano apenas por um mês e depois você teria que escolher um plano pago.

Então fica a dica aqui, antes pegar um plano grátis, avalie o plano pago. Porque você pode ficar no plano grátis e quando seu negocio crescer e precisar migrar para um plano pago, pode se decepcionar e ter que mudar para outra empresa e perder todo seu tempo e serviço já construído num plano grátis.

Quer saber mais sobre e-mail marketing?

Comece seu negocio Online!
100% livre de spam .100% Online. Satisfação Garantida.

Você vai gostar também:

Clique aqui e pegue seu ebook gratis

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.
Criado por WP RGPD Pro
Falar Com suporte!
Soporte
olá!
Qual Sua Duvida?